Escola EMEI Mexicano, Campo Limpo/SP
5ª Edição Especial Cantando Ideias…
Aconteceu no dia 25/10/2017 uma apresentação do César Di numa Escola pública de São Paulo… Seria apenas mais um show se não fosse o encerramento de MAIS UMA EDIÇÃO de um Projeto mais do que especial, o Projeto “Cantando Ideias, Despertando Consciências”, que o Poeta César Di vem realizando em muitas escolas públicas do Brasil. Algo realmente grandioso ocorreu, o que levou o músico mineiro à dizer para as crianças que o receberam de uma forma tão amorosa: “Se eu tivesse que vir à este planeta só para viver este único momento com vocês já valeria a pena, muitíssimo obrigado”. CONFIRA AQUI NESTE NOSSO SITE OFICIAL DESTE PROJETO, TUDO SOBRE COMO FUNCIONA E VEJA TODAS AS EDIÇÕES JÁ REALIZADAS.
veja no vídeo abaixo, como foi o Show do César nesta Edição realizada em Campo Limpo/SP:
O Projeto na Mídia
CLIQUE AQUI e Confira várias vezes em que o Projeto “Cantando Ideias, Despertando Consciências” Esteve em vários veículos de Mídia.
Esta Quinta Edição do Projeto “Cantando Ideias, Despertando Consciências” foi realizada na Escola EMEI Rubens Nascimento da Silva Mexicano, Campo Limpo/SP.
OBRIGADO PROFESSORA ELENI, aos alunos e seus pais, à Coordenadora Márcia, à toda Direção da Escola e funcionários em geral. Obrigado de todo o Coração. GRATIDÃO PROFUNDA…
Obrigado à Márcia Ramos e Andressa Cristina pelo apoio e Produção.
Relatório da Professora Eleni sobre o Projeto:
ARTES,VIVÊNCIAS E DESPERTAR ATRAVÉS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ANO: 2017
DURAÇÃO: Um mês
CONTEÚDO:
*Música;
*Expressões artísticas;
*Formação humana;
*Trabalho de leitura e montagem de texto a partir da música a ser trabalhada;
OBJETIVO:
*Familiarizar-se com o universo musical;
*trabalhar a linguagem oral, atenção e criatividade;
*trabalhar ritmos, movimentos, gestos, expressões corporais e faciais;
*trabalhar as emoções, sentimentos e o despertar do potencial interno;
*trabalhar o respeito ao próximo e a amizade;
RECURSOS:
*Cartazes, CDS, espelhos, livros, fantasias, cartolina, letra da música a ser trabalhada digitada, fotos;
DESENVOLVIMENTO:
*Conversa informal sobre o projeto a ser desenvolvido e apresentação do Cantor CÉSAR DI;
*História e trajetória da vida do cantor CÉSAR DI;
*MÚSICAS: “O medo Paralisa”, “Angel”, e “O viajante”;
*Cartazes com a vida e obra do cantor ;
*História: “Chapeuzinho Amarelo”, reconto feito pelas crianças e analogia com a letra da música: O medo paralisa;
* Uso de fantasias de super heróis e super heroínas para representar o potencial humano;
*Letra da música digitada;
*Roda de conversa;
*Vivencias;
*Vivencias feito em frente ao espelhos;
*Fotografias de todo o percurso do projeto;
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua, individual e coletiva do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação da capacidade de comunicação, reações em cada atividade e diante das situações e dos desafios propostos. Interação individual de cada um com os colegas e com o grupo.
Etapas do Projeto
PRIMEIRA ETAPA:
Falei sobre o cantor Cesar Di e apresentei um cartaz com a história e trajetória do mesmo. Em seguida apresentei o CD contendo suas musicas para que ouvissem e apreciassem. Neste primeiro momento deixei livre, para que pudessem vivenciar, ritmos, movimentos, gestos e expressões corporais e faciais.
ATIVIDADE 1
Depois de apresentar a música para a turma ouvir, dançar e apreciar, apresentei a letra da música “O medo paralisa”, para fazer a leitura coletiva e pontuada. Em seguida recortei os versos da música em fitas e espalhei no chão e juntamente, com a turma reconstruímos novamente o cartaz, através das dicas e comandas das iniciais das palavras, visto que eles reconhecem as letras do alfabeto.
ATIVIDADE 2
Realizamos brincadeira de estátua exercitando as expressões faciais: como medo, raiva, dor, surpresa, susto, felicidade, tristeza. Conversamos sobre esses sentimentos. Conversei informalmente sobre a letra da música e relacionei este sentimento de medo que nos faz paralisar e impedir de realizarmos nossos desejos e sonhos. fotografei esta expressão facial.
SEGUNDA ETAPA:
ATIVIDADE 3
Li para a sala a história do “CHAPEUZINHO AMARELO”, de Chico Buarque e os estimulei a fazer uma analogia com a letra da música: “O medo paralisa.”
ATIVIDADE 4
Propus para cada um da sala a se olhar no espelho e observar como são lindos, fortes, perfeitos, diferentes dos demais, mas mesmo assim deveriam sentir como são especiais. Estimulei a sentirem a si mesmo e perceberem todo o potencial que cada um possui. Em seguida cada um deveria falar a seguinte frase: Eu sou lindo. Eu me amo. No inicio da atividade , propus para que viessem até mim me dessem um abraço de coração para coração e finalizava a atividade escolhendo um amigo dando também um abraço de coração para coração e assim este amigo que recebeu este abraço seguia realizando a atividade do espelho sucessivamente até todos realizarem a atividade.
TERCEIRA ETAPA:
ATIVIDADE 5
Roda de conversa: quando eliminamos nossos medos podemos amar. Então seguimos para a próxima atividade, em circulo sentados no tapete de EVA cada um fez massagem no amigo da frente, massageando, o ombro, o rosto, a cabeça e costas . Exercitando assim, a capacidade de fazer algo de bom para o outro.
ATIVIDADE 6
Fiz o dia da fantasia de super herói e super heroína. E estimulei a fazerem a seguinte reflexão: Quando não temos medo, nos sentimos o herói da nossa própria história e podemos ajudar as pessoas e o mundo a nossa volta a serem melhores. E em circulo sentados no tapete de EVA cada um relatou uma história a qual se sentiu um super herói ou heroína.
FINALIZAÇÃO DO PROJETO :
Foi agendado com o cantor Cesar Di o dia que ele poderia vir na escola, neste dia todos vieram fantasiados de super heróis. Fizemos um circulo de cadeiras onde as crianças juntamente com o cantor, a professora, a diretora e a coordenadora participaram de uma vivencia onde cada um relatou um fato, uma história a qual se sentiram um super herói. Em seguida o cantor Cesar Di cantou junto com os alunos as músicas trabalhadas na sala, depois reunimos no pátio da escola onde todos puderam cantar e participar das musicas cantadas pelo cantor. Finalizamos o projeto com as crianças fazendo perguntas e elogios para o cantor.
REFLEXÃO FINAL DO PROJETO:
Após a vinda do cantor, no outro dia fiz a retomada com a sala e estimulei a fazer uma análise de como eles eram no começo do ano e como eles estão agora . Alguns deles se colocaram, deixei bem livre. falava só quem queria.
FALA DAS CRIANÇAS:
EDUARDO: – Tinha vergonha de conversar, tinha algumas atividades que eu não conseguia fazer e agora eu faço. Obs.: A dinâmica de se olhar no espelho no primeiro momento, ele não conseguiu realizar. Só realizou após muita conversa e estimulo da professora.
Kamila: Resgatei com ela a insegurança do inicio do ano, pois sempre chegava chorando tinha medo de ficar sem a mãe e conseguiu relatar que hoje venceu este medo.
Eduardo: no momento em que estávamos ouvindo a música “Angel” ele comentou: -Professora, acho que nesta música tem guitarra e bateria! Eu respondi: Acho que sim, quando o Cesar vir aqui nos vamos perguntar a ele! E no dia nos perguntamos e o Cesar confirmou que realmente nesta música tinha sim o som de guitarra e bateria e o Eduardo ficou muito feliz!
Natiely: O grupo disse que a Natiely esta mais solta e comunicativa. Obs.: A Natiely se emocionou ao ouvir a música “Angel”, chegando a chorar não sabia explicar porque estava chorando! Ganhou um abraço da professora e tudo ficou bem.
Miguel: _ Professora, eu não brigo mais com meus amigos e também não faço mais bico quando as coisas não dão certo!
Murilo: Fizemos uma análise dentro do grupo e pudemos ajudar o Murilo a perceber que ele esta mais centrado e já consegue esperar a vez de falar.
Gustavo: – no começo do ano eu batia nos colegas porque tinha medo deles me baterem, mas agora estou feliz e não bato mais, porque sei que eles são meus amigos.
FLEXIBILIZAÇÃO:
Foi dispensado muita atenção para a aluna Elisa, que tem autismo leve, a superar as dificuldades de se olhar no espelho e a verbalizar as frases propostas para ser ditas.
Enfim a sala toda, disse que gostou da presença do Cesar Di, na escola e que também gostaram muito dele e de suas musicas! Foi uma experiência e vivencia maravilhosa!
PARECER DOS PAIS SOBRE O PROJETO
No dia seguinte, ao término do projeto, foi realizado a reunião de pais para falar sobre o trabalho desenvolvido e o rendimento individual de cada aluno. Os pais foram unânimes ao falarem que as crianças comentaram muito em casa tudo que foi trabalhado em sala. Falaram da expectativa das crianças sobre a vinda do cantor Cesar Di, das fantasias que usaram e as músicas que as mesmas decoram e cantaram em casa para os pais ouvirem. Comentaram sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de seus filhos. Coloquei a música na sala de reunião para os pais ouvirem e apreciarem. No final da reunião, disseram que estavam muito felizes, com o meu trabalho, elogiaram o projeto desenvolvido e que gostaram muito das músicas trabalhadas.
Veja outras Edições Realizadas
Escola Sônia Maria, Jardim Jacira, Itapecerica da Serra/SP. Veja VÍDEO ABAIXO ou CLIQUE AQUI para ver MATÉRIA COMPLETA
Na Cidade de Pocrane – Minas Gerais. Na Escola Anita Garibaldi. CLIQUE AQUI para ver MATÉRIA COMPLETA
Na Escola Natércia Cremm, Bairro Crispim, Itapecerica da Serra/SP. Veja VÍDEO ABAIXO ou CLIQUE AQUI para ver MATÉRIA COMPLETA
Na Escola Júlia de Castro Carneiro, Jardim Santa Júlia, Itapecerica da Serra/SP. Veja VÍDEO ABAIXO ou CLIQUE AQUI para ver MATÉRIA COMPLETA
Você está no Site Oficial do Projeto
Aqui você pode Obter todas as informações, como é o Projeto, Como é feita a organização, O contato com o Artista, A Implantação na Escola, A execução dentro da Sala de aula, O Show de Encerramento Presencial com o César Di. Fique a vontade prá ver tudo e estamos a sua disposição para todo e quaisquer esclarecimento.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO UM POUCO + SOBRE CÉSAR DI: