É buscar o desenvolvimento (na criança)… da percepção musical, da coordenação motora, da criatividade…
É o Despertar da capacidade da criança em desenvolver a musicalidade que tem dentro de si mesma, o raciocínio, a capacidade de concentração, a sensibilização através das vivências musicais integradas a outras formas de arte e expressão.
Musicalizar através de uma forma lúdica, com jogos, ensinar a fabricar seus próprios instrumentos e aprender a tocá-los, além de entre outras formas de tirar aquela musicalidade, criatividade, interação com os demais, formando pequenas bandinhas com seus companheiros.
A música está presente na vida dos seres humanos desde seu nascimento, isso faz com que a criança inicie seu processo de musicalização de forma intuitiva. Quando cantamos melodias curtas, cantigas de ninar, brincadeiras de roda, parlendas, as crianças tentam imitar, responder, desenvolvendo momentos afetivos e cognitivos, com isso elas constroem um repertório de comunicação por meio de sons.
Na educação infantil através da música o aluno aprecia, experimenta, vivencia, cria e improvisa. O fazer música ocorre por dois eixos, reproduzir e criar que gera três possibilidades improvisar, compor e interpretar.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, o ensino da música é uma linguagem que integra aspectos afetivos, estéticos e cognitivos, dando a possibilidade de comunicação social. Sendo que a música é uma das formas mais antigas de expressão humana.
A música se constrói e jamais é um produto pronto e sim criativo.
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PIANO/TECLADO
O curso de piano tem como objetivo trabalhar técnica ,leitura musical e harmonia moderna, o aluno inicia com exercícios básicos do método do “Hanon” para desenvolver técnica, e o método “Meu piano é divertido” para leitura.
O curso também traz no primeiro módulo, trinta e três exercícios de harmonia para o aluno desenvolver a distribuição dos acordes e melodia.
Ao finalizar o primeiro módulo espera-se que o aluno obtenha os conhecimentos básicos tais como campo harmônico maior e menor natural, escalas maiores e menores, tríades diatônicas e tétrades diatônicas e suas inversões. No módulo seguinte aluno dará sequência aos estudos de leitura com método “Oscar Peterson”, acordes dominantes, dominantes substitutos, escalas pentatônicas, blues e alteradas.
Com o estudo de harmonia o aluno passa a adquirir o conhecimento de harmonização, percepção e análise, lembramos que na música é necessário combinar a riqueza do vocabulário musical com a liberdade em criar e ouvir as distribuições de acordes de seu agrado. O principal desafio é dedicação aos estudos, disciplina e organização no tempo de treino.
Módulo 1
– Escalas Maiores / Menores
– Tríades / Tétrades
– Campo Harmônico maior e menor
– Progressão II V I
– Exercçios Técnicos
– Repertório 1
– Teoria musical Osvaldo L.
– Livro Vol. 1: “Meu Piano é divertido”
Obs: Aproximadamente 2 semestres
Módulo 2
– Iniciação à harmonia moderna (36 exercícios)
– Exercícios técnicos
– Substituições de acordes
– Livro Vol. 2: “Meu Piano é divertido”
– Livro: “Ian Guest Harmonia”
– Iniciação improvisação (Nelson Faria)
Obs: Aproximadamente 2 semestres
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Violão (Popular e Clássico)
Módulo 1
– Tablatura
– Acordes maiores / menores
– Exercícios mão esquerda
– Exercícios mão direita
– Exercícios da música: “Yankee Doodle” em turma (voz 1, voz 2, baixo)
– Exercício em C maior
– Exercícios dedilhados
– Música: “Imagine”
Módulo 2
– Livro: “Perguntas e respostas sobre teoria musical” (Ondina T. S. Magalhães)
– Teoria musical pré 1, 2, 3
– Ponto, Fórmulas de compassos simples, com todos os valores musicais
– Ponto, Fórmulas de compassos compostos, com todos os valores musicais
– Ponto, Figuras primitivas (grafias diferentes que tem o mesmo efeito)
– Ponto, Fórmulas de compassos simples com subdivisão, unidade de tempo e de compasso
Módulo 3
– Formação de acordes
– Músicas eruditas, populares e internacionais
– Posição das cordas no pentagrama
– Exercícios de leitura de partitura ou pentagrama
– Música minueto de Johann Krieger
– Estudos em Sol maior, entre outros
– Harmonia
– Acordes com Sétima, com Sexta, etc…
Módulo 4
– Fórmulas de compassos compostos com subdivisão, unidade de compasso
– Correspondentes
– Unidade de tempo e de compasso
– Stacato ou ponto de diminuição
– Síncope e contratempo
– Complementar os seguintes compassos
– Separar compassos
– Sinais de alteração ou acidentes musicais
– Claves e vozes
– Sustenidos e Bemóis na clave, qual o nome do último
– Armações de claves maiores e suas relativas.
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Contra Baixo
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Guitarra
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Canto
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Bateria
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Acordeon
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Instrumentos Étnicos
Charango: É um Instrumento tipico dos Andes.
Norte de Chile, Peru, Bolívia. Norte de Argentina e Equuador.
Este instrumento originalmente era feito de casca de Tatu.
Hoje e feito de madeira, com a intenção de preservar o animal que está em perigo de extinção.
Quatro: É um Instrumento tipicamente de origem llanero… Venezuelano.
Tem 4 cordas e a afinação de baixo para cima é: B / F# / /D / A /.
O ritmo tipico jamase joropo.
Quena: é um instrumento Aerofono e pertence a região dos Andes.
Norte de Chile, Peru, Bolívia, Norte da Argentina e Equador.
Antigamente era feita de osso de animal, (a tíbia), hoje e feita de Bambu.
Os grandes musicólogos chegaram a conclusão que é um instrumento cromático,
Primeiro se tocava na primeira oitava logo se descobriu a segunda oitava, ate chegar na escala cromática