A Canção foi gravada em 2001 no Primeiro CD e depois regravada no Segundo CD do Cantor, Compositor e Poeta mineiro César Di
Como nasce a rosa e se desabrocha?
Mistérios, mistérios…
Rosa, natureza tempo, vento
Convento de dor
Enquanto persiste a ânsia de ganância
Há miséria espalhada na flor
Onde alguns procuraram
E já não encontraram o amor
Tudo se mostra obscuro
Envolto em mistério
E está tão claro
Tão claro que ofuscam
Seus olhos confusos
Que os fazem ver;
Flores onde há concreto
Animais onde há cimento
Justiça onde há pobreza
Em crescimento
Progresso onde há miséria
Comunhão na desigualdade
Integração onde há pessoas
No esquecimento.
Explicação dada pelo músico na época em que o CD foi gravado.
A canção “O enigma da Rosa” foi feita para que eu suprisse uma necessidade própria de falar sobre esta hipocrisia que existe em nosso país, (aliás, não só em nosso país mas em todo o planeta) de se dizer que Socialmente, politicamente… estamos indo bem. Esta ideia de que está tudo no lugar certo ou que todas as peças estão se encaixando, ou seja; a ideia de que tudo está normal, esta normose que vivemos nesta sociedade condicionada e patológica.
Socialmente nós sabemos que esta rosa que se pinta não existe. Existe sim, uma rosa que jamais poderá ser comparada com esta obra prima da natureza que se encontra espalhada pelos campos e canteiros… Na verdade como diria Vinícios de Morais, existe sim uma rosa radioativa, estúpida, inválida. A rosa com cirrose, a anti-rosa atômica sem cor, sem perfume, sem rosa, sem tudo.
Daí a minha colocação : Rosa, natureza, tempo, convento de dor … que quer dizer que tudo, toda a estrutura governamental do planeta está à mercê de alguém e este alguém tudo manipula em favor de seus interesses. E é tão poderoso que pode acabar com isto ou aquilo em questão de segundos. De modo que o globo terrestre para este não passa de um simples parque de diversão, onde se pode a qualquer momento brincar de criador ou exterminador. E este alguém nada mais é do que o próprio homem, ou melhor… alguns grupos de poucas famílias que tem nas mãos o controle econômico e consequentemente o controle de toda a sociedade, fisicamente falando.
E é essa ânsia de ganância que traz a realização pessoal de alguns e a miséria absoluta para tantos milhares de outros. E é essa miséria que é gritante que esses alguns querem transformar em lógica superior ou coisa parecida, e vender através de bons outdoors, como uma simples, linda e perfumada roseira de jardim. E fazem isso com tanta naturalidade e perfeição que muitas vezes chegam a nos deixar confusos e ofuscados. Chegam até nos fazer enxergar;
Flores onde há concreto,
Animais onde há cimento,
Justiça onde há pobreza,
Em crescimento.
Progresso onde há miséria,
Comunhão na desigualdade,
Integração onde há pessoas,
No esquecimento.
E através dessa canção vai o meu alerta quanto a esta questão. “Não podemos jamais perder nosso poder de senso crítico diante dos bombardeios de propagandas dos governantes desta Matrix ilusória”.
————————————————-
Mas é claro que esta Matrix pode ter também uma outra explicação ainda mais Profunda.. Que seria a explicação espiritual, ou a verdadeira realidade e o porque desta experiência, vista por uma lógica mais Universal… onde Seres mais Evoluídos e já Despertos mantém aqui este Projeto onde trazem almas de várias partes do Cosmos, para que possam assim experienciarem a dualidade e as vivências na materialidade ofuscada e apagados de sua consciência Cósmica. E olhando por este ângulo estamos todos simplesmente numa escolinha, aprendendo a conviver e a nos tornarmos o Verdadeiro Amor.
é isso mesmo César Di as aparencias enganam e muitos so vivem disso o tempo todo!!!
É isto aí rapaz!!! Grande abraço.