Aconteceu no dia 25/10/2017 uma apresentação do César Di numa Escola pública de São Paulo… Seria apenas mais um show se não fosse o encerramento de um Projeto mais do que especial, o Projeto “Cantando Ideias, Despertando Consciências”. Algo realmente grandioso ocorreu, o que levou o músico mineiro à dizer para as crianças que o receberam de uma forma tão amorosa: “Se eu tivesse que vir à este planeta só para viver este único momento com vocês já valeria a pena, muitíssimo obrigado”.
Confira no vídeo abaixo:
O Projeto foi realizado na Escola EMEI Rubens Nascimento da Silva Mexicano, Campo Limpo/SP.
OBRIGADO PROFESSORA ELENI, aos alunos e seus pais, à Coordenadora Márcia, à toda Direção da Escola e funcionários em geral. Obrigado de todo o Coração. GRATIDÃO PROFUNDA…
Obrigado à Márcia Ramos e Andressa Cristina pelo apoio e Produção.
Relatório da Professora Eleni sobre o Projeto:
ARTES,VIVÊNCIAS E DESPERTAR ATRAVÉS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ANO: 2017
DURAÇÃO: Um mês
CONTEÚDO:
*Música;
*Expressões artísticas;
*Formação humana;
*Trabalho de leitura e montagem de texto a partir da música a ser trabalhada;
OBJETIVO:
*Familiarizar-se com o universo musical;
*trabalhar a linguagem oral, atenção e criatividade;
*trabalhar ritmos, movimentos, gestos, expressões corporais e faciais;
*trabalhar as emoções, sentimentos e o despertar do potencial interno;
*trabalhar o respeito ao próximo e a amizade;
RECURSOS:
*Cartazes, CDS, espelhos, livros, fantasias, cartolina, letra da música a ser trabalhada digitada, fotos;
DESENVOLVIMENTO:
*Conversa informal sobre o projeto a ser desenvolvido e apresentação do Cantor CÉSAR DI;
*História e trajetória da vida do cantor CÉSAR DI;
*MÚSICAS: “O medo Paralisa”, “Angel”, e “O viajante”;
*Cartazes com a vida e obra do cantor ;
*História: “Chapeuzinho Amarelo”, reconto feito pelas crianças e analogia com a letra da música: O medo paralisa;
* Uso de fantasias de super heróis e super heroínas para representar o potencial humano;
*Letra da música digitada;
*Roda de conversa;
*Vivencias;
*Vivencias feito em frente ao espelhos;
*Fotografias de todo o percurso do projeto;
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua, individual e coletiva do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação da capacidade de comunicação, reações em cada atividade e diante das situações e dos desafios propostos. Interação individual de cada um com os colegas e com o grupo.
Etapas do Projeto
PRIMEIRA ETAPA:
Falei sobre o cantor Cesar Di e apresentei um cartaz com a história e trajetória do mesmo. Em seguida apresentei o CD contendo suas musicas para que ouvissem e apreciassem. Neste primeiro momento deixei livre, para que pudessem vivenciar, ritmos, movimentos, gestos e expressões corporais e faciais.
ATIVIDADE 1
Depois de apresentar a música para a turma ouvir, dançar e apreciar, apresentei a letra da música “O medo paralisa”, para fazer a leitura coletiva e pontuada. Em seguida recortei os versos da música em fitas e espalhei no chão e juntamente, com a turma reconstruímos novamente o cartaz, através das dicas e comandas das iniciais das palavras, visto que eles reconhecem as letras do alfabeto.
ATIVIDADE 2
Realizamos brincadeira de estátua exercitando as expressões faciais: como medo, raiva, dor, surpresa, susto, felicidade, tristeza. Conversamos sobre esses sentimentos. Conversei informalmente sobre a letra da música e relacionei este sentimento de medo que nos faz paralisar e impedir de realizarmos nossos desejos e sonhos. fotografei esta expressão facial.
SEGUNDA ETAPA:
ATIVIDADE 3
Li para a sala a história do “CHAPEUZINHO AMARELO”, de Chico Buarque e os estimulei a fazer uma analogia com a letra da música: “O medo paralisa.”
ATIVIDADE 4
Propus para cada um da sala a se olhar no espelho e observar como são lindos, fortes, perfeitos, diferentes dos demais, mas mesmo assim deveriam sentir como são especiais. Estimulei a sentirem a si mesmo e perceberem todo o potencial que cada um possui. Em seguida cada um deveria falar a seguinte frase: Eu sou lindo. Eu me amo. No inicio da atividade , propus para que viessem até mim me dessem um abraço de coração para coração e finalizava a atividade escolhendo um amigo dando também um abraço de coração para coração e assim este amigo que recebeu este abraço seguia realizando a atividade do espelho sucessivamente até todos realizarem a atividade.
TERCEIRA ETAPA:
ATIVIDADE 5
Roda de conversa: quando eliminamos nossos medos podemos amar. Então seguimos para a próxima atividade, em circulo sentados no tapete de EVA cada um fez massagem no amigo da frente, massageando, o ombro, o rosto, a cabeça e costas . Exercitando assim, a capacidade de fazer algo de bom para o outro.
ATIVIDADE 6
Fiz o dia da fantasia de super herói e super heroína. E estimulei a fazerem a seguinte reflexão: Quando não temos medo, nos sentimos o herói da nossa própria história e podemos ajudar as pessoas e o mundo a nossa volta a serem melhores. E em circulo sentados no tapete de EVA cada um relatou uma história a qual se sentiu um super herói ou heroína.
FINALIZAÇÃO DO PROJETO :
Foi agendado com o cantor Cesar Di o dia que ele poderia vir na escola, neste dia todos vieram fantasiados de super heróis. Fizemos um circulo de cadeiras onde as crianças juntamente com o cantor, a professora, a diretora e a coordenadora participaram de uma vivencia onde cada um relatou um fato, uma história a qual se sentiram um super herói. Em seguida o cantor Cesar Di cantou junto com os alunos as músicas trabalhadas na sala, depois reunimos no pátio da escola onde todos puderam cantar e participar das musicas cantadas pelo cantor. Finalizamos o projeto com as crianças fazendo perguntas e elogios para o cantor.
REFLEXÃO FINAL DO PROJETO:
Após a vinda do cantor, no outro dia fiz a retomada com a sala e estimulei a fazer uma análise de como eles eram no começo do ano e como eles estão agora . Alguns deles se colocaram, deixei bem livre. falava só quem queria.
FALA DAS CRIANÇAS:
EDUARDO: – Tinha vergonha de conversar, tinha algumas atividades que eu não conseguia fazer e agora eu faço. Obs.: A dinâmica de se olhar no espelho no primeiro momento, ele não conseguiu realizar. Só realizou após muita conversa e estimulo da professora.
Kamila: Resgatei com ela a insegurança do inicio do ano, pois sempre chegava chorando tinha medo de ficar sem a mãe e conseguiu relatar que hoje venceu este medo.
Eduardo: no momento em que estávamos ouvindo a música “Angel” ele comentou: -Professora, acho que nesta música tem guitarra e bateria! Eu respondi: Acho que sim, quando o Cesar vir aqui nos vamos perguntar a ele! E no dia nos perguntamos e o Cesar confirmou que realmente nesta música tinha sim o som de guitarra e bateria e o Eduardo ficou muito feliz!
Natiely: O grupo disse que a Natiely esta mais solta e comunicativa. Obs.: A Natiely se emocionou ao ouvir a música “Angel”, chegando a chorar não sabia explicar porque estava chorando! Ganhou um abraço da professora e tudo ficou bem.
Miguel: _ Professora, eu não brigo mais com meus amigos e também não faço mais bico quando as coisas não dão certo!
Murilo: Fizemos uma análise dentro do grupo e pudemos ajudar o Murilo a perceber que ele esta mais centrado e já consegue esperar a vez de falar.
Gustavo: – no começo do ano eu batia nos colegas porque tinha medo deles me baterem, mas agora estou feliz e não bato mais, porque sei que eles são meus amigos.
FLEXIBILIZAÇÃO:
Foi dispensado muita atenção para a aluna Elisa, que tem autismo leve, a superar as dificuldades de se olhar no espelho e a verbalizar as frases propostas para ser ditas.
Enfim a sala toda, disse que gostou da presença do Cesar Di, na escola e que também gostaram muito dele e de suas musicas! Foi uma experiência e vivencia maravilhosa!
PARECER DOS PAIS SOBRE O PROJETO
No dia seguinte, ao término do projeto, foi realizado a reunião de pais para falar sobre o trabalho desenvolvido e o rendimento individual de cada aluno. Os pais foram unânimes ao falarem que as crianças comentaram muito em casa tudo que foi trabalhado em sala. Falaram da expectativa das crianças sobre a vinda do cantor Cesar Di, das fantasias que usaram e as músicas que as mesmas decoram e cantaram em casa para os pais ouvirem. Comentaram sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de seus filhos. Coloquei a música na sala de reunião para os pais ouvirem e apreciarem. No final da reunião, disseram que estavam muito felizes, com o meu trabalho, elogiaram o projeto desenvolvido e que gostaram muito das músicas trabalhadas.
Que legal!
Parabéns a todos que se dedicaram ao projeto .
A você , Eleni e ao Cesar Di , o meu respeito e admiração pelo esforço e dedicação na busca pela valorização da essência de cada ser humano.
Beijos !
Olá Angela…
Puxa vida Senhorita, muito obrigado pelo seu comentário e pelo carinho.
Desejo ótimas energias e vamos seguir sempre firmes em frente.
Grande abraço e toda LUZ.