César Di Escritor e Poeta
César Di e sua Poesia na Literatura
O Artista sempre esteve muito ligado a literatura desde o seu inicio, quando ainda era estudante no primário, onde era um exímio escritor de Redações, sendo sempre aluno nota máxima neste quesito e muito elogiado pelos seus professores, chegando até a ganhar um grande Concurso Literário do Banco do Brasil, enquanto estudante ainda no interior de M.G.
Posse como Imortal da AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes)
Depois de adulto após se mudar do interior de Minas para São Paulo, César voltou a estudar e aconteceu um fato marcante, a sua professora pediu a todos os alunos da classe para fazerem uma Redação, tratava-se de se observar um protótipo de corpo Humano(na verdade a parte superior), que foi colocado, exposto na frente de toda a classe, e era possível observar o lado interior, as veias, os músculos e todos os orgãos internos do Corpo Humano. Assim a professora pediu a todos os alunos que descrevessem o que eles estavam vendo ali. E todos os alunos fizeram cada qual , a sua redação. Num outro dia, a professora adentrou a sala e logo no inicio da aula, disse a todos: “Hoje quero falar algo muito especial a todos vocês, aqui dentro desta sala de aula temos um Poeta”… E logo em seguida leu para todos em voz alta a Redação do César Di. Foi a primeira vez nesta vida que alguém o chamou de POETA.
E além de ser um amante da Leitura, tendo lido aproximadamente Mil Livros, também escreve POESIAS, LETRAS DE MÚSICAS, CRÔNICAS, CONTOS, POEMAS e TEXTOS VARIADOS… com vários já publicados em Livros.
Nesta Entrevista abaixo, César fala sobre o seu início desde a roça onde foi criado no Sertão de Minas Gerais, fala também sobre o Lançamento de seus primeiros trabalhos literários na 16ª Bienal Internacional do Livro de SP, e explica como foi que ele teve a ideia ou o insight para criar o seu estilo musical, misturando a Poesia, a Literatura e a Música.
Noé César dos Reis(o César Di), nasceu na minúscula comunidade de Camponeses, por nome de Córrego da Boa Sorte, uma zona rural bem afastada e próxima dos Distritos de São Tomé de Minas e de Tabajara, no município de Inhapim. Uma cidade de pouco mais de 20.000Mil Habitantes encravada nas Montanhas de Minas Gerais, Cidade próxima de Ipatinga e vizinha de Caratinga, situada na chamada Zona Vale do Rio Doce.
Mudou-se para São Paulo aos 17 Anos de idade e a partir daí vem construindo sua história na Música brasileira e também na LITERATURA. O Músico Escritor é Membro Acadêmico desde novembro de 2010, da AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes), que tem sua Sede em Taubaté/SP.
César Di tem trabalhos publicados em 5 Livros, dois deles lançados na XVI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e está escrevendo o Livro: “O DESPERTAR, VOCÊ TEM CORAGEM DE VER ALÉM?”, que em breve estará à disposição de todos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA ALGUNS TEXTOS:
CLIQUE AQUI E CONFIRA ALGUMAS POESIAS:
César Di – Literatura, Origens e Influências
Nesta entrevista abaixo, César Di conta em detalhes sobre suas origens e sua influências, tudo que ele conseguiu absorver e que foi fundamental para que ele compusesse o seu Caldeirão Artístico Musical, que ele vem denominando de “FOLK-ROCK Místico”.
Na Bienal Internacional do Livro de SP
César Di Teve dois Livros dos quais ele fez parte, Lançados na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que foi realizada em três pavilhões do Expo Center Norte, na rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, em São Paulo, entre os dias 28 de abril e 7 de maio do Ano 2000. O Primeiro Livro Lançado foi “Estudantes do Brasil 2000” onde foi publicada sua Crônica“Aerosquitos”, e o Segundo livro foi a ANTOLOGIA LITERÁRIA, “O Amor na Literatura” onde foi publicada outra das suas Crônicas: “Manhã de Colheita”.
Veja abaixo as Fotos do Dia do Lançamento na Bienal
Grandes Escritores da Casa do Novo Autor
César Di teve sua Crônica “Marketing” publicada no Livro: Grandes Escritores da Casa do Novo Autor (Antologia Literária) no Ano de 2001.
Coletânea da Academia AVLA
César Di teve uma Poesia sua: “Já que podemos escolher de que lado você quer ficar?” e um Texto seu: “O seu maior Patrimônio, o Passado e sua Cura”, publicados na II COLETÂNEA DA ACADEMIA VALE PARAIBANA DE LETRAS E ARTES. Esta coletânea foi publicada em 2022 pela Editora Escritores da Alma. Noé César dos Reis(O César Di) é Acadêmico Imortal da AVLA desde Novembro de 2010, ocupa a Cadeira 09C e tem como Patrono o seu grande Conterrâneo e Poeta Mineiro: Carlos Drumond de Andrade.
Livro com Posfácio e + do César Di
Livro: Eu Vibro Tu Vibras Tudo Vibra – Conexão: Corpo, Mente, Espírito.
Autora: Grécia Ramos
*Este Livro contém além do Posfácio: “Um Caminhão desgovernado na Contra Mão” pelo César Di, também várias Citações, Poesia e Letras de Músicas de sua Autoria.
César Di Consta em Livro Sobre Zé Geraldo
Centro Literário de Pesquisa e Cultura
O Centro Literário de Pesquisa e Cultura(C.L.P.C), foi um Projeto Idealizado e Coordenado por Noé César(O César Di), juntamente com o seu Primo Laci Augusto. O Projeto chegou a colocar mais de 5.000MIL Livros a disposição da Comunidade em Bairro carente de Itapecerica da Serra/SP, numa época em que não existia ainda a Internet e as pessoas e principalmente os estudantes, tinham que se deslocar do bairro distante(Jardim Santa Júlia e região), até Santo Amaro ou até o Centro da Cidade para terem acesso a livros para ler, ou principalmente para fazerem seus trabalhos escolares. Isto se tornou um grande sucesso e chegou a chamar a atenção da grande Mídia, o que fez uma Equipe da TV Cultura ir até a comunidade, Realizar uma grande Matéria e exibir em Rede Nacional de Televisão. Veja abaixo uma Matéria do Jornal Tribuna das Serras, que circulou na Segunda Quinzena de Novembro de 1998.
César Di e Roberto Schwarz, um dos principais Críticos literários do Brasil, grande doador para o Projeto C.L.P.C na época
Show no Encontro de Literatura Marginal
Obrigado Fábrica de Cultura e Coopermusp. César Di faz Show no Encontro de Literatura Marginal, no Capão Redondo/SP ao lado dos Escritores Luiz Ruffato, Rodrigo Ciríaco, Marcelo D’Salete, com apresentação de Ferréz. CLIQUE AQUI E VEJA MATÉRIA COMPLETA.
César Di numa brincadeira entre os Escritores Ferréz e Wesley Barbosa
Homenagem na ABACH (Academia Brasileira de Artes)
César Di recebe DIPLOMA e HONRARIA na ABACH (Academia Brasileira de Artes)
Show César Di na Semana de Artes