Olá meus amigos músicos, cantores, bailarinos, dançarinos e artistas em geral. Prestem atenção neste anúncio ao lado.
Deixo aqui o meu parabéns pela coragem de se manifestarem, pela coragem de deixar o certo pelo duvidoso. A coragem de trocar um emprego com carteira assinada pela indefinição de uma carreira artística. Parabenizo-os porque sei como é aguentar as opiniões contrárias, os comentários jocosos e maledicentes de amigos, vizinhos e principalmente dos familiares… É muito difícil entender quando alguém chega prá gente e nos manda deixar de ser vagabundos…
Mas no meu caso não estou dizendo isto em tom de indignação e revolta, só estou enfatizando que realmente é difícil ser artista e todos que se metem neste ofício precisam saber disto.
Esqueça o glamour, a fama, a mulherada, os mimos, a mídia… enfim… música é trabalho, e mais: gravar CD, fazer show, conduzir uma carreira artística… isto é gerir uma empresa, portanto se o artista não tem condições de pensar como empresário, de avaliar o mercado, de gerenciar gastos, de negociar cachês, contratos e todos os pormenores necessários para levar a sua empresa prá frente… se o artista não sabe fazer isto, sugiro 3 coisas:
1 – Estude e aprenda a fazer
2 – Contrate alguém que saiba fazer
3 – Se não consegue nenhum dos itens acima citados, abandone esta profissão e procure algo que saiba fazer melhor.
E não adianta me dizer que tem muito talento, que tem uma voz privilegiada, que é um virtuose… sinto em dizer mas o talento não é o suficiente para fazer de você um artista de sucesso. Além de ter talento você precisa entender muito de mercado, de administração… enfim… precisa saber gerenciar o seu talento e mais, você precisa ter um certo capital pra conduzir e prá colocar a sua empresa no mercado.
Entenda de uma vez por todas que o artista é um produto e não se coloca um produto no mercado sem que se gaste o necessário para isto. E isto não é algo para ser excomungado, é sim algo para ser entendido e aprendido por todos nós artistas sonhadores de plantão.
O mercado não é lugar para meros sonhadores desinformados e indisciplinados. Precisamos aprender a ser profissionais e a pensar como empresários… Se não temos nenhum capital podemos arrumar um patrocinador ou apoiadores…
Mas voltando ao tema acima:
Penso que o músico que pensa e trabalha de forma profissional não vai nem tomar consciência de uma proposta indecente como esta deste restaurante acima citado. Hoje com todos os recursos e esclarecimentos que temos não precisamos mais continuar sendo escravos de bares, restaurantes, casas noturnas e etc…
Vamos nos profissionalizar, melhorar e colocar a nossa empresa de forma profissional no mercado. Quem toca de graça(a menos que seja por retorno de mídia que valha a pena ou algo equivalente) é cúmplice e não vítima, está aprendendo ou não tem auto confiança…(e neste caso é necessário usar estas apresentações como uma oportunidade para realmente melhorar) ou simplesmente não é profissional mesmo.
Muitas vezes nós artistas esquecemos de fazer o mínimo que é o nosso dever de casa, como por exemplo ter pelo menos um CD e um site profissional…
César Di acompanha, direciona e participa na produção, gravação de CD e inserção de novos artistas no mercado fonográfico.
Saiba + no link abaixo:
https://www.cesardi.com.br/site-oficial/consultoria-cesar-di/
————–DO LIVRO: “O Despertar”————-
– GRUPO amigos do César Di no facebook: www.facebook.com/groups/cesardi
– Fã Page: www.facebook.com/oficialCesarDi
– MOVIMENTO EVOLUTIVO – Conheça e participe: www.cesardi.com.br/movimento-evolutivo/participar/
– Confira, ouça e adquira o novo CD: ” O Despertar” : www.cesardi.com.br/lojinha/